domingo, 18 de dezembro de 2011

Webcast - O apoio que você esperava para realizar seu evento ou sua aula.

Webcast

A expressão WebCast deriva de: web (internet) e broadcast (transmissão), ou seja é utilizado para designar uma transmissão de conteúdo em áudio e/ou vídeo pela internet.

Os conteúdos são disponibilizados ao vivo ou gravados, ficando disponível para o acesso em outro momento de acordo com a disponibilidade de casa usuário.

O exemplo que vou utilizar é de uma ferramenta conhecidíssima da Microsoft chamada Windows Live Meeting.

Acessamos a ferramenta com login e senha e após o cadastro no treinamento escolhido recebemos um dia antes do evento /apresentação um e-mail de notificação.

O e-mail de notificação é ótimo, não nos deixa ter aquela sensação de culpa por ter perdido o treinamento, o que não é dificil de acontecer nos dias de correria que vivemos.Risos.

Nessas WebCasts da Microsoft, os conteúdos apresentados são diversificados, tem treinamentos técnicos, de vendas, motivação, lançando e ensinando a utilizar um novo produto...enfim tem para todos os gostos.

Durante as apresentações todos os cadastrados logados podem interagir via Chat com o palestrante, tirar suas dúvidas e após a apresentação fazer o download do material apresentado.

O material varia de apresentação de power point a simulações ao vivo na área de trabalho do instrutor, onde ele mostra em formato de laboratório virtual o que se deve fazer, e nada melhor do que mostrar isso "fazendo".

As apresentações podem variar , as mais curtas costumam ter 45 min e as mais extensas chegam até 5 horas.
Na maioria das vezes temos programas especificos de 1 semana, que são dividos em apresentações diárias.
No link abaixo podem ver um exemplo de um dos últimos treinamentos que participei utilizando esta ferramenta.
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/semanaeducacao2011.mspx

Quantos aos beneficios estes são fáceis de citar. Vejam os principais.

Para o participante / aluno:
  • Otimização do Tempo pois pode participar de qualquer lugar e a qualquer momento.
  • Redução de custos pois não é necessário o deslocamento, basta um computador com Internet pois os materiais são disponibilizados gratuitamente.
  • A maiorida desses webcasts apresentam sistemas de incentivos (certificados de conclusão, pontuações, que somadas te levam a eventos presenciais interessantíssimo).
Para a empresa / Escola:
  • Aumento na produtividade
  • A distância não é uma barreira pois ferramenta vence isso atigindo um grande número de participantes de diversos locais e regiões.
  • Geração de contatos potenciais (tanto para o ouvinte quanto para o instrutor).
No final das apresentações são mostradas pesquisas de satisfação e no início uma pequena enquete para filtrar o tipo de público que está assistindo a aprentação /aula.


Logo abaixo, mostro para vocês algumas telas que o programa gera para a interatividade do participante.


Figura 1 - E-mail lembrando do treinamento


 Figura 2 - Convite para participar de treinamento por Webcasts

                                           

                                  Figura 3 - Interface da área de estudo.



Pessoal quis compartilhar com vocês a minha convivência com este recurso apresentado pelo professor Fagner, o Webcast.
Posso dizer que é extremamente útil e acrescenta muito no aprendizado. Com ela temos apredemos com profissionais altamente capacitados, com altíssimo nível de conhecimento, o que agrega muito em nossa vida profissional.

A ferramenta é muito poderosa e em junção com as demais fica evidente que EaD é a modalidade de educação predominate do futuro.

Obrigada à todos!

Patrícia Correa





6 comentários:

  1. Legal Patrícia, seu trabalho ficou ótimo !!! Parabéns

    Att.
    Jeferson Massinhan

    ResponderExcluir
  2. A educação a Distância está tomando o mercado de ensino e cabe a nós mostramos as ferramentas e como elas são uteis para nossos alunos. Patrícia conhecer essa ferramenta pelo professor e em seu blog foi muito interessante para mim.

    ResponderExcluir
  3. Excelente ferramenta para o uso em sala de aula. Bastante interativa, diferente e oferece muitas possibilidades metodológicas.

    Legal

    ResponderExcluir
  4. Patricia, a forma como você fala da Webcast, é contagiante. Já dá vontade de utilizá-la. Parabéns, pelo seu Blog e pelas contribuições!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal essa sugestão para ferramenta pedagógica. Parabéns pelo assunto. No meu blog eu abordei sobre YouTube, o compartilhamento de videos, visite...
    http://suelenmarins.blogspot.com.br/

    Att
    Suelen Marins

    ResponderExcluir